Igreja proclama neste domingo as datas das Solenidades móveis de 2019

Centro do Ano litúrgico é o Tríduo Pascal, celebrado em Abril

No próximo domingo, Solenidade da Epifania do Senhor, a Igreja faz o anúncio das Solenidades móveis durante o Ano. O centro de todo o ano litúrgico é o Tríduo Pascal, que tem seu ponto mais alto no Domingo da Páscoa, celebrado neste ano em 21 de abril. Desta celebração derivam todas as celebrações do Ano Litúrgico.

O ano de 2019 é o ano C, no qual são proclamados no tempo comum os textos do Evangelho de São Lucas. No texto do anúncio, a CNBB explica as datas para o ano de 2019:

“O centro de todo o ano litúrgico é o Tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado, que culminará no Domingo da Páscoa, este ano a 21 de abril. Em cada Domingo, Páscoa semanal, a Santa Igreja torna presente este grande acontecimento, no qual Jesus Cristo venceu o pecado e a morte. Da celebração da Páscoa do Senhor derivam todas as celebrações do Ano Litúrgico: as Cinzas, início da Quaresma, a 06 de março; a Ascensão do Senhor, a 02 de junho; Pentecostes, a 09 de junho; o primeiro Domingo do Advento, a 01 de dezembro. Também nas festas da Santa Mãe de Deus, dos Apóstolos, dos Santos e na Comemoração dos Fiéis Defuntos, a Igreja peregrina sobre a terra proclama a Páscoa do Senhor.”

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil também oferece no Diretório de Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil o calendário com as datas das festas móveis. Confira abaixo:

ANO C (São Lucas)
Festas móveis