Região Sul de Macapá se reúne para contribuir com o Sínodo da Amazônia no dia 21 de outubro

No próximo domingo, 21, haverá um encontro na zona sul de Macapá, em preparação à assembleia territorial que se juntará  ao Encontrão das Cebs e reunirá as propostas do Estado do Amapá para o Sínodo da Amazônia, que ocorrerá em outubro de 2019 em Roma. O encontro será no salão da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, às 7h30.

Comunidades, pastorais, movimentos, novas comunidades que fazem parte dessa região da cidade, vão se encontrar para montar sua síntese que se juntará às demais da diocese. Foram realizados estudo de uma cartilha, preparada pela equipe Diocesana das CEBs, para contribuir com a construção do material, que será enviado para o Vaticano no mês de fevereiro.

A Programação inicia às 7h30 com Missa celebrada na matriz Sagrado Coração de Jesus e encerra as 16h30.  O almoço será partilhado e a colaboração para o encontro é de R$10,00.

No dia 11 de novembro, o mesmo encontro se realiza em Santana e na zona norte de Macapá.  Dia 24 de novembro, é a vez do vicariato VI se reunir e colaborar com o Sínodo. Com tema “Amazônia: Novos Caminhos para a igreja e para uma ecologia integral”, a Diocese de Macapá também se prepara para esse momento singular para a igreja e toda a sociedade.

O anúncio do Papa Francisco, ocorreu em 15 de outubro de 2017 para refletir novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. Com o Sínodo Especial, por se tratar de um assunto local, mas que influencia toda a sociedade, o Papa espera que a comunidade que habita essa região possa construir em conjunto o Sínodo.

Em Macapá, a assembleia territorial será em novembro, junto ao Encontrão das CEBs, de forma a reunir as lideranças católicas que deverão indicar propostas para colaborar com a Casa Comum.

Desde 2015, quando o Papa lançou a carta encíclica Laudato si’, sobre o cuidado com a casa comum, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), que está a serviço da vida na Amazônia tem organizado, Brasil afora, encontros que se propõe a escutar, acompanhar, apoiar, animar, formar, servir, estimular, comunicar e unir as forças para responder aos grandes desafios socioambientais.

Com articulação em nove países, a rede em Macapá, vem articulando com o Conselho de Leigos, pastorais, movimentos, obras sociais, espaços para rodas de estudo para os leigos e leigas. Como resultado desses encontros, uma cartilha foi adaptada à realidade amapaense e servirá de apoio à construção do Sínodo, onde devem ser respondidos um questionário com 30 perguntas que serão enviadas para Roma.

Magda Pantoja – 991339033

Portal de Notícias: www.diocesedemacapa.com.br