Em Macapá, católicos do bairro Pacoval comemoram a Padroeira do Brasil e 50 anos de evangelização

Foto: Divulgação

A comunidade da Igreja Nossa Senhora Aparecida, da Paróquia São Benedito, comemoram nesta sexta-feira, 12, os 50 anos de devoção à santa padroeira do Brasil e evangelização no bairro Pacoval, em Macapá.

O tema escolhido para a festa de 2018, “Uma leiga chamada Maria: 50 anos construindo uma comunidade de fé” inspira o protagonismo leigo através do exemplo da Virgem Maria. “Com este tema estamos em comunhão com toda a Igreja que está vivendo e celebrando o Ano do Laicato e a celebração do Jubileu de Ouro da Igreja Nossa Senhora Aparecida”, destaca o pároco de São Benedito, padre Francivaldo Lima, em sua mensagem para a festividade.
Segundo o pároco, “é, para todos nós, momento de recordar e deixar passar pelo coração tudo aquilo que nesses 50 anos essa comunidade viveu”. Para ele, “é tempo de renovar o nosso compromisso de participação e empenho nas atividades da Igreja para que continue a sua missão”.

Programação

Os festejos preparatórios iniciaram-se no dia 17 de setembro com peregrinações pelas pequenas comunidades do bairro com a imagem da santa padroeira. Desde o dia 1º de outubro, os devotos participam do novenário com a recitação do terço e celebração eucarística animada pelos grupos, pastorais e movimentos da comunidade.

O novenário segue até a quinta-feira, 11, quando acontece, às 18h30, uma carreata pelas ruas do bairro com bênção aos motoristas, motociclistas e ciclistas.

No dia 12 de outubro, feriado nacional dedicado à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, a programação religiosa começa às 6h com a oração do terço e, em seguida, às 7h, a celebração da missa e apresentação do manto.

Às 17h30, o bispo de Macapá, dom Pedro José Conti, celebra a missa solene dedicada à santa padroeira e em ação de graças pelos 50 anos da comunidade Nossa Senhora Aparecida no bairro Pacoval. Após a missa, os participantes saem em procissão, permeada de cantos, reflexões e orações.

Após a procissão, haverá na quadra da igreja uma noite cultural com apresentações de grupos de danças regionais, Música Popular Amapaense (MPA) e bandas católicas.

A programação social será no dia 21 de outubro, às 10h, com vendas de comidas típicas, leilão, rifas, brincadeiras e show de prêmios.

Construção da nova Igreja

Maquete digital da nova igreja

Dentro das iniciativas de comemoração dos 50 anos da Igreja Nossa Senhora Aparecida, a comunidade iniciou a construção do novo prédio. Atualmente, a obra encontra-se na fase de construção das bases fundamentais de sustentação.

Os fiéis e benfeitores podem colaborar através de doações na secretaria da Igreja ou depósito bancário na conta poupança: 60.023430-8, agência 3191 – Banco Santander.

Serviço:
Festividade de Nossa Senhora Aparecida