Santa Teresinha: Devotos celebraram a padroeira das missões

Tradição e devoção irão marcar os atos litúrgicos e celebrativos em honra a Santa Teresinha em Macapá. Os devotos terão a oportunidade de festejar a jovem freira carmelita de Lisieux (França) que, em 1927, foi proclamada padroeira universal das missões católicas, abrindo o mês missionário.

Foto: Divulgação – Paróquia Santa Teresinha

Paróquia
A Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus realiza, de 22 a 30 de setembro, momentos celebrativos recordando a padroeira. Novenas, oração do Terço das Rosas e celebrações eucarísticas fazem parte da programação que vai reunir os fiéis na Igreja Matriz Paroquial, localizada no Distrito da Fazendinha. O novenário se inicia às 18h30.

No dia 1º de outubro, às 18h, os paroquianos saem em procissão pelas ruas do distrito e participam de Missa solene dedicada à padroeira. Após os festejos religiosos, os fiéis realizam no dia 11 de novembro a festa social, com início às 11h.

Foto: Divulgação – Pequeno Carmelo

Pequeno Carmelo
Com o tema “Serei tudo, serei amor!” o Pequeno Carmelo de Santa Teresinha, no bairro Jesus de Nazaré, em Macapá, celebra a padroeira com novenário também no período de período de 22 a 30 de Setembro, às 19h.

A festividade organizada pelas Irmãs Carmelitas de Santa Teresa de Florença contará com a presença de padres convidados para as missas e, no dia 1º de outubro, dia de Santa Teresinha, a celebração solene será presidida pelo bispo de Macapá, dom Pedro José Conti, às 19h.

Na celebração será realizada a tradicional bênção das rosas que no fim serão compartilhadas entre os participantes.

Igreja Santa teresinha – Marabaixo I | Foto:

Comunidade
No bairro do Marabaixo I, onde está localizada a comunidade de Santa Teresinha da Paróquia São João

Piamarta, os preparativos para a celebração do dia da padroeira já acontecem desde o dia 8 de setembro, com a missa de abertura da festividade deste ano.

De 10 a 25 de setembro acontece as visitas às famílias do bairro e a recitação do terço. Nos dias 29 e 30 de setembro, a programação será na Igreja dedicada à santa, onde os devotos rezarão o terço, participam da missa e adoração eucarística.

Na segunda-feira, 1º de outubro, às 18h30 acontece a procissão pelas ruas do bairro Marabaixo I, com saída da Igreja. Após a procissão, todos participam da missa solene. A festividade se encerra no dia 6, com um bingo beneficente após a missa.

Santa Teresinha

Entrou aos 15 anos no Mosteiro das Carmelitas em Lisieux (França), onde morreu aos 24 anos, no dia 30 de setembro de 1897. Sua beatificação aconteceu em 1923 e teve sua canonização em 1925. Foi declarada “Patrona Universal das Missões Católicas” em 1927, pelo Papa Pio XI. No dia 19 de outubro de 1997, o Papa João Paulo II proclamou Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face doutora da Igreja.

Serviço:

Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus
Data: 22 de Setembro a 1 de Outubro
Local: Rua Caetano Dias Tomaz, n° 100 – Fazendinha
Contato: (96) 99142-3635

Pequeno Carmelo
Data: 22 de Setembro a 1 de Outubro
Local: Pequeno Carmelo de Macapá – Av. Mãe Luzia, n° 1335 – bairro Jesus de Nazaré
Contato: (96) 3223-4674

Comunidade Santa Teresinha – Paróquia São João Piamarta
Data: 10 de setembro a 6 de Outubro
Local: Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus – Rua 07, Nº 317, Marabaixo I