Diocese de Macapá recebe assessor nacional da Repam para estudo e reflexão sobre o Sínodo da Amazônia

Nos dias 17 e 18 de setembro, o assessor nacional da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), Roberto Malvezzi (Gogó), estará em Macapá para acompanhar e orientar os estudos locais em preparação ao Sínodo da Amazônia e partilhar a caminhada amapaense com a mobilização nacional para o evento.

Os estudos e reflexões sobre o tema “Amazônia: Novos Caminhos para a igreja e para uma ecologia integral” se realizarão nesses dois dias, no Centro Diocesano de Pastoral e Cultura Dom José Maritano, a partir das 19h.

O Sínodo da Amazônia, que envolve nove países, vem sendo articulado pela Repam também em Macapá e outros municípios do estado, junto com o Conselho de Leigos, pastorais, movimentos, organizações sociais nos espaços para rodas de estudo. Uma cartilha foi adaptada à realidade amapaense como apoio no processo de construção do sínodo. Para isso, deve ser respondido um questionário com 30 perguntas. As respostas serão enviadas para Roma.

A Diocese de Macapá já está estudando as cartilhas na busca de somar com os povos da Amazônia internacional. Esse estudo é muito importante para a preparação do Sínodo Especial, é um momento de reflexão para e com o povo de Deus, que habita esta região e deverá apontar novos caminhos para a população e para a preservação da Amazônia.

“O sínodo é para que a Igreja possa pensar novos caminhos, não só para falar do que já foi feito, mas avançar. É algo inédito, onde será construído, a partir das bases, essa grande roda de escuta. É essa contribuição em resposta ao questionário que vai gerar o documento de estudo dos bispos, que se reunirão em assembleia, em outubro de 2019, em Roma. Não será a partir de elucubrações filosóficas, teológicas, doutrinárias, mas a partir desse documento que está sendo gestado”, explicou o representante da Repam no Amapá, professor Benedito Alcântara.

Oscar Filho / Pascom

Contato: 99103-5805