Missa de envio marca início da programação em honra a Nossa Senhora Aparecida, em Macapá

A comunidade católica do bairro Pacoval celebra, em 2018, os 50 anos de fundação da Igreja de Nossa Senhora Aparecida. A programação em honra à padroeira inicia-se neste sábado, 15, com o momento de espiritualidade. As reflexões serão voltadas para o Ano do Laicato e terão como tema: Uma leiga chamada Maria: 50 anos construindo uma comunidade de fé; e o lema: “Me proclamarão bem- aventurada todas as gerações” ( Lc1, 48).

No domingo, 16, haverá missa, a partir das 8h, com o envio das imagens que peregrinação pelas comunidades. A programação contará, ainda, com novenário, noites culturais e programação social.

Para 12 de outubro, dia dedicado a Nossa Senhora Aparecida, a programação começa com alvorada de fogos às 6h. Durante a missa das 7h, a comunidade conhecerá o manto que revestirá a imagem. No fim da tarde, a partir das 17h30, a missa solene será presidida pelo bispo Dom Pedro José Conti. Logo após, sai a procissão pelas ruas do bairro.

Novo templo
Este ano, as missas e programações do novenário serão realizadas na área quadra da igreja, por causa da demolição do prédio a para a construção de um novo templo. Todos os recursos arrecadados, durante a festividade, serão revertidos para obra. Doações também podem ser feitas pela comunidade e entregues diretamente na secretaria da igreja ou através de depósito bancário.

Nossa Senhora Aparecida
Foi em 1717 que uma imagem simples e quebrada transformou a fé de um povo até receber o título de Padroeira do Brasil. Após várias tentativas de pesca, no Rio Parabíba, que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e, em seguida, rio abaixo, a cabeça. Depois de colocar a imagem dentro do barco, os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia que antes não tinham conseguido pescar nada, encheram as suas redes com uma quantidade abundante de peixes.

15h30 – Espiritualidade
Local: Salão Maria José

8h – Missa de envio das imagens
19h – Noite alegre na quadra

17/9 a 1°/10

Peregrinações nas comunidades

Romaria das Crianças
17h – Benção das crianças adolescentes e jovens.

2 a 11/10
Novenário
18h – Reza do terço
18h30 – Novena
19h – Santa missa

18h30 – Missa com benção dos motoristas, motoqueiros e ciclistas
19h30 – Carreata

Dia da Padroeira
6h – Alvorada de fogos
7h – Missa de apresentação do manto
17h30 – Missa Solene – Dom Pedro José Conti
Logo após procissão
Trajeto: Rua Guanabara, Bahia, São Paulo, Amazonas, Rodovia do Pacoval, Pernambuco, São Paulo, Piauí e Guanabara.
20h – Noite Cultural
Atrações: Danças regionais, cantores amapaenses e bandas católicas.

Programação social
10h – Quadra da Igreja
Vendas de comidas típicas, leilão, rifas, brincadeiras e sorteio de prêmios.

Ajuda para construir a igreja
Números– 3223-0170 – Secretaria
Depósito Bancário – Banco Santander Agência 3191 Conta Poupança – 60.023430-8