Diocese de Macapá apresenta Cartilha de Orientação Política em capacitação

Na manhã desta quarta-feira, 12, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amapá (TRE-AP) e a Procuradoria Eleitoral do Ministério Público Federal (MPF-AP) capacitaram mais de 300 policiais militares, que atuarão nas Eleições 2018. A Corregedoria Eleitoral do TRE convidou a Diocese de Macapá para apresentar a Cartilha de Orientação Política da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB). As instituições alertaram aos servidores da Segurança Pública sobre crimes eleitorais, o que é ´permitido ou não, durante o período eleitoral e as ferramentas de comunicação para denúncias.

A procuradora regional, Nathalia Mariel, alertou sobre os crimes eleitorais mais ocorrentes durante as eleições, entre apreensões de material indevido de campanha, compras de votos, distribuição de vale combustível aos eleitores e transporte ilegal de cidadãos.

O juiz eleitoral, Matias Pires Neto, e representantes da Corregedoria do TRE explanaram sobre a Cartilha Eletrônica, que esclarece que pode e o que não pode na Propaganda Eleitoral 2018. Foram disponibilizados os contatos para denúncias que estão no site da instituição, e a utilização do aplicativo “Pardal” – disponível gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e Apple Store – para uso em dispositivos móveis de celular tipo smartphone e tablet.

Os representantes do Conselho Diocesano de Leigos (CDL) da Diocese de Macapá, Miguel Soares e professor Freitas, apresentaram a Cartilha de Orientação Política da CNBB, que visa promover a conscientização do voto consciente, o combate à corrupção, a Lei da Ficha Limpa, e a esperança de uma sociedade justa e igualitária.

O material de informações também orienta candidatos cristãos, e incentiva a inserção dos “Leigos” na política, que busquem o interesse da população e valorização a vida, com um olhar atencioso às pessoas que necessitam do serviço público, seja na saúde, educação, segurança pública e outros.

O Conselho Diocesano de Leigos vai realizar a primeira formação para multiplicadores da cartilha, no dia 21 de setembro, às 19h, no Centro Cultural Jorge Basile, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá.

– Leigos e leigas são todos os batizados, com exceção dos membros da ordem sacra e os religiosos. A relação primeira, constitutiva do ser e do agir do leigo, é com Jesus Cristo, por meio do batismo.

Informações: Presidente do CDL, Miguel Soares 96991400406.

Mônica Costa /Ascom CDL

Contato: 991807036