Comunidade do bairro Araxá celebra Jubileu de Prata durante a Festividade de Nossa Senhora de Nazaré

A abertura da festividade em honra à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do bairro Axará, em Macapá, aconteceu neste domingo, 2, com a celebração da santa missa e levantamento do mastro. Este ano, a comunidade comemora seu Jubileu de Prata, em trabalho perseverante de evangelização.

“No ano em que comemoramos os vinte e cinco anos de fundação de nossa igreja dedicada à Nossa Senhora de Nazaré, não podemos deixar de lembrar o diácono Pastor, que se dedicou incansavelmente por esta comunidade. Convidamos todos os paroquianos a abrirem o coração para esse novo tempo em nossa comunidade”, expressou-se o pároco padre Fábio Pereira.

A programação, que se realiza até o dia 15 de setembro, refletirá sobre o tema “Maria a Rainha da Evangelização”. Nesta segunda-feira, 3, uma celebração, a partir das 19h30, fará homenagens aos irmãos que servem à comunidade. Durante toda semana, novenas e missas marcarão a festividade.

A missa solene e procissão ocorre no sexta-feira, 7, a partir das 19h30. No sábado, 8, dia dedicado à Natividade de Nossa Senhora de Nazaré, o dia começa com a alvorada de fogos. A noite haverá ladainha e derruba do mastro, a partir das 19h30; em seguida, um será oferecido um jantar à comunidade. A festividade encerra-se no dia 15 com o baile social e a escolha Garota Rainha da Festa.

Natividade de Nossa Senhora de Nazaré

A celebração da festa da Natividade da Santíssima Virgem Maria é conhecida no Oriente desde o século VI. Foi fixada em 8 de setembro, dia em que se abre o ano litúrgico bizantino, que é encerrado com a Assunção, em agosto. No Ocidente, foi introduzida no Século VII e era celebrada com uma procissão-ladainha, que terminava na Basílica de Santa Maria Maior. “A Festividade Mariana é toda ela um convite à alegria, mais precisamente porque, com o nascimento de Maria Santíssima, Deus dava ao mundo como garantia concreta de que a salvação era já iminente”, explicou São João Paulo II em 1980.

3/9
19h30 – Missa em homenagem aos irmãos que dedicaram suas vidas ao serviço do reino.

4/9 a 6/9
19h30 – Celebração de missa