Peregrinação, novenário, missa e programação social marcam Festividade de São Benedito em Macapá

As peregrinações da imagem de São Benedito continuam no bairro Laguinho. Nesta quinta-feira, 30, e sexta-feira, 31, a imagem visita as comunidades Nossa Senhora Mãe dos Pobres, no Canal do Jandiá e Nossa Senhora Aparecida, no bairro Pacoval, onde haverá celebrações em homenagem ao Padroeiro.

A visita às comunidades faz parte da programação da festividade em honra a São Benedito, que, neste ano, traz o tema “Com São Benedito vivenciamos o ano do laicato” e o lema: “Ide pelo mundo anunciai a boa nova a todos os povos e nações”.

A festa contará, a partir do dia 1º de setembro, com novenário e missa, até o dia 8 de setembro, a partir das 18h30. No dia 9, a programação se inicia com alvorada de fogos às 6h. Às 7h, a missa solene reúne os fiéis devotos com procissão, logo em seguida, pelas ruas do bairro.

Programação Social

Após a abertura do novenário, no dia 1º de setembro, a comunidade se reúne em frente à Igreja São Benedito para prestigiar a programação cultural, a partir das 19h, com apresentações de dança, música e venda iguarias. A mesma programação ocorre no dia 8, marcando o encerramento do novenário.

No dia 9, a festa social começa às 10h, na área verde atrás da igreja, com venda de comidas típicas e sorteio de prêmios.

São Benedito

São Benedito nasceu perto de Messina, na ilha da Sicília, Itália, no ano de 1526. Benedito significa abençoado. Seus pais foram escravos vindos da Etiópia para a Sicília. Era filho de Cristovão Manasceri e de Diana Larcan. O casal não queria ter filhos para não gerarem mais escravos. O senhor deles, sabendo disso, prometeu que, se eles tivessem um filho, daria a ele a liberdade. Assim, eles tiveram Benedito. E, como prometido, ele foi libertado pelo seu senhor ainda menino. Benedito foi educado por seus pais na fé cristã. São Benedito foi canonizado em 24 de maio de 1807, pelo Papa Pio Vll. É representado com o menino Jesus nos braços por que fora visto, várias vezes, com um lindo bebê nos braços quando estava em profunda oração.

Programação:
29/7 a 31/8 – peregrinação nas comunidades