Cáritas de Macapá realiza oficinas de Mudanças climáticas e Sínodo da Amazônia, nos dias 25 e 26 de agosto

“Mudanças de Atitudes para combater Mudanças Climáticas” será o tema da oficina de mudanças climáticas, realizada pela Cáritas Brasileira na Diocese de Macapá em parceria com o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social. A programação dará início no próximo sábado,  a partir de 08h até às 18h, e no domingo, 26, a formação continua sobre o Sínodo Especial para a Amazônia, de 8h às 12h. O evento vem acontecendo nacionalmente em vários estados, devido as alterações do clima ter aumentado a temperatura do planeta desde o início da era industrial, provocando efeitos extremos e ameaçando a vida de milhões de seres humanos e de outras espécies.

As oficinas serão realizadas no Centro Cultural Jorge Basile, bairro Jesus de Nazaré, com a participação do cientista, assessor nacional do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social e membro da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), Ivo Poletto.

De acordo com o coordenador da Cáritas na Diocese de Macapá, Diácono Sebastião Vilhena, o objetivo é estabelecer propostas de formação que visem gerar consciência crítica e mobilizar as pessoas para colaborar no processo de enfrentamento das causas estruturais do aquecimento global que provocam essas alterações no clima em todo o Planeta Terra. Segundo ele, devido a importância da Amazônia para o mundo é essencial debater o assunto no Estado do Amapá.

“É preciso agir para deter essas mudanças climáticas. Na amazônia “pulmão do mundo” – apesar de ser desafiante – temos que criar meios para darmos a nossa opinião, e não aceitarmos tudo estão “empurrando” como os grandes projetos do agronegócio, e outros. É o olhar da Igreja para a preservação do Meio Ambiente. ” Destacou o Diácono.

Para Vilhena, as mudanças de atitudes também devem ser observadas desde os pequenos gestos do dia a dia. “Precisamos mudar os nossos gestos em nossas casas, por exemplo: economizar a água, apagar a luz e buscar alternativas para diminuir o consumo de energia, entre outras iniciativas,” alertou.

O cientista Ivo Poletto vai explicar sobre as mudanças climáticas e o sínodo especial para a Amazônia, convocado pelo Papa Francisco. O coordenador da Pastoral da Terra da Diocese de Macapá, Padre Sisto Magro explanará sobre os impactos sociais e ambientais do Agronegócio no Amapá. Temas como a Resistência dos Movimentos Sociais contra as causas das mudanças climáticas, entre outros serão discutidos. O debate vai ser mediado pelo agente da Cáritas, Eldione de Souza.

O evento será voltado para os agentes da Cáritas, professores, representantes de comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e pessoas que atuem no movimento ambiental, na questão da Terra e pessoas com atuação eclesial na Igreja Católica.

A inscrição será feita no dia do evento. Será pedido uma contribuição no valor de R$5 (cinco reais) incluindo o almoço, lanche, materiais impressos, canetas e pastas.

Reunião da Cáritas no Centro Diocesano

Informações: Coord. Diocesano da Cáritas, Diácono Sebastião Vilhena (96) 981205110.

Diocese de Macapá – Pastoral da Comunicação
Mônica Costa – 991807036