Missa solene e Círio marcam programação religiosa em honra a São Tiago

A comunidade da Vila de Mazagão Velho, distrito distante cerca de 63 quilômetros da capital amapaense, iniciou no último dia 16 de julho a programação em honra a São Tiago. A tradicional festividade completa 241 anos e reúne, anualmente, milhares de pessoas. Alvoradas, novenas, reza do terço e missas fazem parte da programação religiosa.

Nesta quarta-feira, 25 de julho, dia dedicado a São Tiago, as homenagens iniciam-se, às 7h, com o Arauto, que convida toda comunidade a participar da missa solene, às 8h, seguida do Círio pelas ruas do lugarejo.

Além da programação religiosa, uma encenação teatral a céu aberto é o ponto alto da festa. Através de episódios, a apresentação conta uma parte importante da história de colonização do município em forma de homenagem a São Tiago, considerado santo guerreiro, defensor do cristianismo, que venceu a batalha travada entre mouros e cristãos.

A apresentação começa, às 12h, com o episódio da passagem do Bobo Velho, seguido da descoberta do Atalaia (espião cristão que se insere no grupo mouro, rouba a bandeira do grupo e a entrega ao grupo cristão), a armadilha (emboscada feita pelos cristãos), a captura e venda das crianças cristãs, a troca do corpo do Atalaia pela bandeira moura, a batalha entre mouros e cristãos e a dança do vominê (dança da vitória dos cristãos).

À noite, às 20h, a comunidade é convidada a participar do recírio pelas ruas da cidade, seguido de ladainha. Este ano, logo após a ladainha, haverá o show católico do Padre Antônio Maria, na praça São Tiago.

As crianças também terão um momento especial durante a programação. No dia 28, a partir das 8h, acontece a missa com o Círio das Crianças. Após a celebração, todo o ritual da batalha é reencenado, porém, tendo agora os atores mirins como artistas principais. À noite, às 20h, a procissão do recírio marca o encerramento da festividade com a volta da imagem de São Tiago para capela.

241ª Festa de São Tiago

Imagem de São Tiago, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção – Mazagão Velho Foto: Gabriel Penha

A Festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros). Realizada desde 1777, na Vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.

A festividade em homenagem a São Tiago mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado do Amapá e Prefeitura de Mazagão.

23/07 – (segunda feira)

18h30 – Novena (Família Silveira)

20h – Arraial a cargo da Prefeitura Municipal de Mazagão e Câmara de Vereadores.

23h30 – Baile Dançante.

24/07 – (terça-feira)

4h– Alvorada Festiva

16h – Entrega dos presentes