Organismos católicos programam estudos sobre o Sínodo da Amazônia e Grito dos Excluídos

Na terça feira, 12 de junho, estiveram reunidos no Centro Diocesano de Pastoral e Cultura Dom José Maritano representantes do Conselho Diocesano de Leigos e Leigas (CDL), pastorais, movimentos, CEBs e algumas paróquias para refletirem e programarem eventos e atividades conjuntas nos próximos meses.

O encontro coordenado pelo CDL definiu cronogramas de estudos em preparação ao Sínodo Especial da Amazônia, com a assessoria da Repam (Rede Eclesial Panamazônica) e a convocatória de mobilização e preparação para o Grito dos Excluídos 2018.

O sínodo da Amazônia acontecerá em outubro de 2019 convocado pela Papa Francisco. Para isso, foi criado um documento preparatório chamado “Amazônia, novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”, que já vem sendo estudado, tendo em vista os questionários que deverão ser respondidos com as contribuições dos povos e comunidades amazônidas.

Em Macapá, o calendário de estudos confirmou novo encontro para os dias 18 e 19 de junho, às 19h, no Centro Diocesano.

Os estudos serão realizados em toda a Diocese de Macapá e, no dia 10 de julho, às 19h, ocorrerá um encontro para acolher as contribuições das bases e refletir os pontos abordados sobre as diversas realidades locais.

Continuando a programação, dia 14 de agosto, será realizada reunião ampliada do Conselho Diocesano de Leigos e Leigas para encaminhar o encontro com o assessor nacional da Repam, Roberto Malvezzi (Gogó), marcado para setembro.

Outra ação debatida foi o Grito dos Excluídos que, este ano, tem o tema: “Vida em primeiro lugar”, e o lema: “Desigualdade gera violência”. A manifestação do Grito, em Macapá, deverá ser no dia 7 de setembro. Serão convocados os leigos e leigas, sindicatos, movimentos sociais e sociedade civil para a organização e participação no Grito, em Macapá. A primeira reunião acontecerá dia 26 de junho, às 19h, no Centro Diocesano de Pastoral e Cultura Dom José Maritano.

Oscar Filho / Pascom
Contato: 99103-5805