CNLB se reúne em Belo Horizonte para 37ª Assembleia Geral

CNLB se reúne em Belo Horizonte para 37ª Assembleia Geral

CNLB se reúne em Belo Horizonte para 37ª Assembleia Geral

CNLB se reúne em Belo Horizonte para 37ª Assembleia Geral

CNLB se reúne em Belo Horizonte para 37ª Assembleia Geral

CNLB se reúne em Belo Horizonte para 37ª Assembleia Geral

CNLB se reúne em Belo Horizonte para 37ª Assembleia Geral

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Os representantes do CNLB Nacional, do Regional Norte 2 e da Diocese de Macapá

Teve início na tarde da última quinta-feira de Corpus Christi, 31 de maio, a 37ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). O evento acontece em Belo Horizonte (MG) até domingo, dia 3 de junho.
“Cristãos Leigos e Leigas comprometidos/as com a transformação” é o tema escolhido para animar os cerca de 200 participantes, entre delegados dos 18 conselhos regionais e das organizações afiliadas, leigos e convidados. O lema bíblico é “Até que tudo fique fermentado” (Mt 13, 33).
Para a presidente do CNLB, Marilza José Lopes Schuina, o tema é uma oportunidade dos cristãos leigos e leigas aprofundarem seu agir, “principalmente na sociedade, nos diversos campos de atuação para que tudo fique fermentado”.
Durante a assembleia, os participantes estão ocupados de várias atividades, como oração e momentos de formação. Está prevista uma celebração no contexto do Ano Nacional do Laicato. Também haverá planejamento das ações até o próximo ano e prestação de contas.
O encontro iniciou com uma análise de conjuntura apresentada pela diretora do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Moema Miranda, que também faz parte da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam). Ainda na quinta-feira, os participantes celebraram a Solenidade de Corpus Christi.
Nesta sexta-feira, o coordenador do Ano Nacional do Laicato, Daniel Seidel, inicia a assessoria sobre o tema da assembleia, com duas sessões, uma nesta manhã e outra na manhã de sábado. Na tarde de hoje, haverá uma roda de conversa com o cantor Zé Vicente, que refletirá o tema “A arte como alimento da mística na missão dos cristão leigos e leigas em tempos de urgência”.


A leiga Leci, do CNLB do regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) falou à página do conselho no Facebook sobre a alegria em receber os delegados de todo o Brasil e sobre a expectativa em relação ao encontro. “A nossa expectativa é de crescimento na fé, mas também essa bonita troca de experiências que é uma oportunidade para a gente ir motivando e animando mais no trabalho e nessa consciência de que a gente pode fazer uma nova sociedade, principalmente nesses tempos que a gente está vivendo”, comentou.
O secretário executivo do regional Leste 2 da CNBB, padre Roberto Marcelino de Oliveira, esteve presente na Assembleia. Aos internautas que acompanham o evento pela internet, falou sobre o protagonismo dos cristãos leigos e leigas, que “são aqueles que ajudam e participam afetiva e efetivamente da evangelização. Desejamos que este encontro desperte esse olhar evangelizador na comunidade e o papel do leigo na sociedade. Precisamos de leigos atuantes nos diversos setores da sociedade, dando seu testemunho e convidando aqueles homens e mulheres de boa-fé a se converter ao coração de Jesus e anunciar a Boa Nova do seu Reino”.
A partilha do trabalho desenvolvido nas bases, tanto das organizações filiadas ao CNLB quanto os grupos organizados nos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é outra atração da assembleia, e é feita por meio de materiais disponibilizados no encontro, como banner, revistas e jornais.

Fonte: CNBB

Mais Artigos