Diocese de Macapá celebra nesta quinta-feira, 31, Corpus Christi

Dom Pedro Conti | Foto: Pascom

Uma das mais importantes festas do calendário litúrgico católico será celebrada nesta quinta-feira, 31. Comemorada sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, a solenidade de Corpus Christi (Corpo de Cristo) na Diocese de Macapá acontece na capital e em municípios do interior do Estado, reunindo tradição litúrgica e devoção popular à Eucaristia.

Para celebrar o dia, a diocese organiza, através das paróquias e comunidades, celebrações e procissões que recordam o sentido espiritual da presença de Jesus no Sacramento da Eucaristia, pão e vinho transformados em Corpo e Sangue dado em alimento aos fiéis.

Este ano, as celebrações serão de forma descentralizada com missas, procissões e momentos de adoração eucarísticas, organizadas pelos vicariatos, com o objetivo de favorecer maior participação dos católicos na festa.

O bispo de Macapá, dom Pedro José Conti, preside a Celebração Eucarística na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santa’Ana, em Santana, às 16h.

Vicariato
É um conjunto de paróquias, reunidas de acordo com a localização, formando uma subdivisão da diocese. A Igreja de Macapá possui seis vicariatos, sendo quatro na capital, um no município de Santana e um que abrange os demais municípios do interior do estado.

Tradição
Como manifestação de fé, faz parte da piedade popular neste dia as comunidades confeccionarem tapetes ou pinturas nas ruas, produzidos pelos mais variados tipos de material, com o objetivo de reverenciar a presença de Jesus na Eucaristia.

As cores, os símbolos e os ornamentos dão o aspecto solene de respeito e louvor durante a passagem dos sacerdotes, diáconos ou ministros conduzindo o ostensório portando a Eucaristia.

Programação:

Vicariato 1: Paróquias N. Sra. do Rosário, N. Sra. de Nazaré e São Benedito
Tema: “Na partilha do pão, somos todos irmãos”.
Lema: “Eu sou o pão da vida” (Jo 6,30).
Missa: Centro comunitário Marcelo Cândida, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, bairro Jardim Felicidade I, 15h.
Procissão: Após a missa, em direção à Igreja Nova e Eterna Aliança, bairro Novo Horizonte.

Vicariato 2: Paróquias Jesus de Nazaré, Santuário de Fátima e João Batista Piamarta
Paróquia Jesus de Nazaré
Missa: 19h.
Procissão: Após a missa, pelas ruas do bairro Jesus de Nazaré.

Paróquia Santuário N. Senhora de Fátima
Adoração: 17h.
Procissão: Após a adoração, 18h, pelas ruas do bairro Santa Rita.
Missa: Santuário de Fátima, 19h.

São João Batista Piamarta
Procissão: concentração na Igreja Santa Teresinha, no Marabaixo I, 7h.
Missa: Igreja Santa Maria e São João Evangelista, bairro Cabralzinho, 8h.

Vicariato 3: Paróquias Sagrado Coração de Jesus, Cristo Bom Pastor e Jesus Bom Samaritano
Tema: Comunhão na Igreja, comunidade na rua!
Lema: “Façam isso em minha memória” (Lc 22, 19).
Procissão: Concentração saída da Paróquia Jesus Bom Samaritano, bairro do Zerão, 7h.
Missa: Paróquia Cristo Bom Pastor, bairro Buritizal, 8h.

Vicariato 4: Paróquias N. Sra. Perpétuo Socorro, São José, N. Sra. da Conceição e São Pedro

Missa: Santuário do Perpétuo Socorro, 7h
Procissão: após a Missa, com chegada na Igreja São José.

Vicariato 5: Paróquias N. Sra. de Fátima, São Pio (Santana) e Santa Teresinha do Menino Jesus (Distrito da Fazendinha)
Santana
Tema: “Eucaristia, alimento de uma igreja em saída”.
Missa: Paróquia N. Sra. Fátima, presidida por dom Pedro José Conti, 16h
Procissão: Após a Missa, em direção à Paróquia São Pio de Pietrelcina, bairro Fonte Nova.

Vicariato 6
Laranjal do Jari e Vitória do Jari
Concentração: Formação bíblica, 14h.
Missa: Paróquia Santo Antônio do Jari (Laranjal do Jari), 18h.
Procissão: Após a missa, pelas ruas de Laranjal do Jari.

Calçoene (Divino Espírito Santo)
Com o tema: “Minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida” (Jo 6,55).
Missa: Igreja Nossa Senhora da Conceição, 8h.
Procissão: após a missa em direção à Capela Nossa Senhora das Neves.

Oiapoque (N. Sra. das Graças)
Procissão: concentração, às 18h, na Capela Sagrado Coração de Jesus.
Missa: Paróquia Nossa Senhora das Graças, 19h.

Pracuúba (São Joao Paulo II)
Igreja São Pedro
Missa e Procissão: 9h.

Tartarugalzinho (São Joao Paulo II)