Cartaz do Círio de Nazaré 2018 é apresentado e juventude será tema da festividade em Macapá

Coordenador da Comissão do Círio, padre Francisco Sorrentino faz a apresentação do cartaz

Tornar a juventude ainda mais protagonista na busca de uma sociedade melhor: esse é um dos objetivos na escolha do tema, que irá basear as reflexões do Círio de Nazaré 2018. A apresentação do cartaz com a imagem da virgem de Nazaré, junto ao tema e o lema, ocorreu na manhã desta segunda-feira, 21, na Catedral São José.

De acordo com o coordenador da Comissão do Círio, padre Francisco Sorrentino, a antecipação na divulgação do tema e lema busca intensificar as reflexões e, assim, proporcionar mais encontros com a juventude.

bispo de Macapá, dom Pedro José Conti durante apresentação do cartaz

“Escolhemos o mês de maio, mês dedicado a nossa Senhora, para fazer o lançamento do cartaz e dar um maior tempo para que as pessoas possam interiorizar o tema e o lema. Além disso, queremos tornar os jovens protagonistas de uma sociedade melhor, não só esperando eles virem até a igreja, mas principalmente fazer com que a igreja vá até eles”, disse Sorrentino.

Baseado no Ano do Laicato e no Sínodo dos Bispos, a maior festa cristã do estado terá como tema: “Com Maria, jovens sem medo, a serviço da justiça e da paz! ” e o lema: “Não diga: Sou jovem. A quantos te enviar, irás” (Jr 1,7).

“Nos baseamos no Ano do Laicato, onde destacamos que a maior parte dos leigos da Igreja são jovens; e o segundo é o Sínodo dos Bispos, que nos pede para destacar a importância pastoral que a Igreja dá aos jovens. Ligamos tudo isso ao exemplo de Maria, uma jovem que sem medo respondeu ao chamado de Deus”, explica o bispo de da Diocese de Macapá, Dom Pedro José Conti.

Na fotografia do Cartaz 2018, elaborada pelo designer Roberto Almeida, está a imagem de Nossa Senhora de Nazaré rodeada por vários jovens, que de mãos dadas representaram o formato de uma pomba, símbolo da paz. Segundo o coordenador do Setor Juventude, Whingleson Rocha, a notícia da escolha do tema trouxe imensa alegria aos jovens.

Cartaz do Círio de Nazaré 2018 da Diocese de Macapá

“Foi com muita alegria que o Setor Juventude recebeu a notícia. E com essa alegria queremos incentivar toda juventude a se inspirar em Maria, que, mesmo com medo, teve a coragem de dizer “Sim” à missão e ser mãe de Jesus nosso Salvador. Diante de tantas dificuldades em meio aos jovens, precisamos de pessoas que nos incentivem”, disse Whingleson.

Durante a cerimônia, foram apresentadas, ainda, as novidades da programação deste ano, como a realização da 1ª edição do Concurso de Redação para Alunos do Ensino Médio. Além disso, foram destacadas a abertura das inscrições para a IV edição da Corrida do Círio, a partir do dia 2 de junho; e a realização da II edição do Concurso dos Universitários. A programação completa ainda está em elaboração e deverá ser lançada posteriormente.

Márcia Fonseca / Pascom
Contato: 98139-7609 / 99118-7183