Carta do Papa: esperança dos bispos chilenos – Portal de Notícias da Diocese de Macapá
Home » Papa Francisco » Carta do Papa: esperança dos bispos chilenos

Carta do Papa: esperança dos bispos chilenos

Foto: Universo Vozes

Por ocasião da conclusão da Assembleia Plenária dos Bispos da Conferência Episcopal do Chile, que ocorre nesta sexta-feira (13/4), o Secretário Geral dos Bispos chilenos, Dom Fernando Ramos, concedeu uma entrevista à Vatican News, na qual fala da Carta que o Papa Francisco lhes enviou no Domingo da Misericórdia (8/4), “sobre os abusos sexuais no país: dor e vergonha do Santo Padre”:

“O tema dos abusos sexuais, que é muito grave, ocorreu não apenas na Igreja do Chile, como também em outras Igrejas locais. Trata-se de um tema que deve ser enfrentado de modo decidido, dando atenção a todas as pessoas envolvidas, sobretudo às vítimas”.

Francisco se dirige aos Bispos chilenos para solicitar sua colaboração e assistência para discernir quais as medidas a serem adotadas, para restabelecer a comunhão eclesial no país. O objetivo da sua Carta é reparar, se possível, este escândalo com justiça. Por isso, o Papa convoca os Bispos do Chile a Roma para dialogar sobre suas conclusões; será um momento fraternal e sem preconceitos, para fazer resplandecer a verdade na vida eclesial.

A respeito da visita que o Santo Padre fez ao Chile, no último mês de janeiro, Dom Fernando Ramos disse:

“Estamos avaliando a visita que o Santo Padre nos fez em janeiro: as luzes e as sobras, as questões e desafios que levantou na sua visita para a vida da Igreja no Chile, sobretudo o processo de evangelização e nossa missão de transmitir a Palavra de Jesus Cristo aos nossos compatriotas. Enfim, os Bispos chilenos receberam com esperança o apelo e o convite do Papa ao diálogo”.

Fonte: VaticanNews