“Necessitamos caminhar unidos para enfrentar desafios”, disse o presidente da CNBB

Foto: CNBB

“Alegrai e exultai” é o convite que o papa Francisco está fazendo a toda a Igreja para experimentar a alegria da santidade no dia a dia da vida. Desta forma também o arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) cardeal Sergio da Rocha deu início à sua homilia na manhã desta quarta-feira (11) na missa de abertura da 56ª Assembleia Geral dos Bispos (AG). “Todos somos chamados a santidade nas diversas vocações e ministérios e felizes, bem-aventurados são os santos”, disse.

Durante a celebração de abertura, o cardeal Sérgio da Rocha, questionou: “Por que alegrar-se em meio a tantos desafios, por que alegra-se em meio a tantas situações de sofrimento?”. O próprio presidente enumerou as respostas: “Porque o senhor ressuscitou proclama a nossa Igreja porque a vida venceu a morte, o amor venceu o ódio, o perdão venceu a vingança, a esperança venceu o desânimo e a alegria venceu a tristeza. Por isso, nós nos alegramos porque unidos a Cristo e graças a Ele nós também podemos superar os desafios e caminhar numa vida nova.

O pastor destacou que são inúmeros os desafios para a missão da Igreja no mundo de hoje e na realidade brasileira. Conforme os Atos dos Apóstolos, as dificuldades não devem impedir o anúncio da palavra de Deus. Ao contrário exige ainda mais a proclamação firme, o testemunho fiel do Evangelho. “Ninguém pode aprisionar a palavra de Deus”, salientou

O Cardeal também falou da importância da oração de todos para o enfrentamento das dificuldades. “Para enfrentar desafios, nós necessitamos caminhar unidos. No mundo marcado por tantas divisões de conflitos, o testemunho de comunhão se torna ainda mais necessário”.

E finalizou sua reflexão, dizendo que os todos são chamados e desafiados a serem cristãos por inteiro, a viverem a santidade sendo fieis em todos os momentos, nas alegrias e nas dores. “Seja o nosso louvor Pascal manifestado com os lábios, com o coração e com a vida. Seja o nosso louvor Pascal acompanhado da busca da paz, jamais cedendo a tentação da agressividade, do ressentimento, da vingança em palavras ou atos”.

A Missa foi concelebrada pelos arcebispos de Salvador (BA) e vice-presidente da CNBB, dom Murilo Krieger, de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes, e pelos bispos de Santo André (SP), dom Pedro Cipollini, de Lages (SC), dom Guilherme Werlang e o coadjudor de Montes Claros (MG), dom João Justino de Medeiros. Além do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello.

A cobertura completa da 56ª AG pode ser conferida aqui no nosso portal e nas redes sociais da CNBB.

Instagram: @cnbbnacional
Facebook: https://www.facebook.com/cnbbnacional
Flickr: https://www.flickr.com/photos/cnbbnacional
Twitter: https://twitter.com/cnbbnacional?lang=pt

#56AGCNBB

Quer participar da cobertura? Mande seu recado em imagem, som ou voz para a 56ª Assembleia Geral dos Bispos. Use a hashtag: #56AGCNBB. Esteja em sintonia!