Bispo de Macapá pede para lembrar das pessoas vítimas de Violência, durante a Semana Santa

O bispo da Igreja Católica no Amapá, dom Pedro José Conti, convida a todos os fiéis para participarem do Tríduo Pascal, – momento mais importante para a fé Cristã -, que celebra a paixão, morte e ressurreição de Cristo. Em cada paróquia da Diocese de Macapá, as celebrações ocorrerão de acordo com suas programações.
Segundo Dom Pedro Conti, nesta quinta-feira, 29, na Missa de Lava-pés, serão lembrados o dom da Eucaristia, o dom do sacerdócio e a caridade, serviço que a Igreja deve fazer aos pobres e excluídos. E, especialmente, lembrar as pessoas que foram vítimas da violência.
Neste ano, durante as reflexões da Semana Santa, com base na Campanha da Fraternidade, “lembraremos as pessoas vítimas de violência, para superação da violência. Quantas pessoas sofrem, e quantas são “causas” de violências. Uma violência, às vezes, diretamente, e outras, indiretamente, como a corrupção, as injustiças, a exploração, ou simplesmente o esquecimento, ou a indiferença”, explicou o bispo.
Para ele, é preciso sermos homens e mulheres novos. “Novos de coração, novos de sonhos, projetos, alegria com a missão de construir um mundo diferente, com a novidade do amor”, concluiu.
Como parte da programação, na Catedral São José, as confissões ocorrerão antes das celebrações. Nesta quinta-feira, inicia-se com a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, às 19h. E, logo após, às 20h30, acontecerá a Adoração Silenciosa, às 21h15; e a Adoração Comunitária seguirá até às 22h.

Tríduo Pascal na Catedral São José

Na Sexta-feira Santa, pelas ruas e avenidas do centro de Macapá, os fiéis participarão da Via-sacra às 8h, com os homens saindo da Catedral São José e as mulheres saindo da Igreja São José, para se encontrarem na quarta estação. Haverá confissões a partir das 9h30, na Catedral. E, às 15h, ocorrerá o sermão das Sete Palavras. A celebração da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo será às 16h, e a procissão do Senhor Morto, às 17 horas.
Com uma vela acesa na mão, cada fiel renovará as promessas do seu Batismo, no Sábado Santo. A Vigília Pascal inicia-se às 20 horas. E, no domingo da Ressurreição, ainda na Catedral São José, a oração da manhã começa às 07h15, com a Missa, às 07h30. À noite, a missa começa às 19 horas.

Mônica Costa / Pascom
Contato: 96 – 991807036