Diocese transfere sede do Seminário Maior São José de Macapá para o estado do Amapá

Conhecer e viver a formação vocacional do sacerdócio dentro da realidade diocesana foi um dos motivos da transferência da sede do Seminário Maior São José de Macapá para a capital amapaense. Há 30 anos o espaço recebia jovens vocacionados na sede localizada na cidade de Ananindeua, no Pará.
“O Seminário Maior funcionava em outro estado e, há cerca de dez anos, nós estávamos com Seminário Menor Pior X fechado em Macapá. Percebendo a situação atual, o bispo Pedro Conti, tomou essa iniciativa e, desde a última sexta-feira, 16, o Seminário Maior terá sua sede em Macapá”, explicou o reitor do seminário, padre Edivaldo dos Santos.
De acordo com o reitor, a vinda do espaço para o estado pretende dar caráter local de formação. Além disso, buscar melhorar a adaptação no acolhimento dos jovens. “Antes, eles estudavam dez anos no Pará e vinham de lá com a mentalidade de cidade grande, e sempre havia esse confronto de cultura. Queremos padres com rosto da nossa terra, do povo do Amapá. O seminário aqui vai nos ajudar na promoção vocacional”, ressalta padre Edivaldo.
O chamado vocacional se manifesta em sua maioria durante o período da adolescência, juntamente com as demais escolhas e decisões futuras. O jovem Paulo Vitor Santos, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, do município de Oiapoque, disse ter ouvido o chamado à vocação durante uma celebração eucarística. “Ouvi Jesus eucarístico em uma missa das crianças e me apaixonei. A partir desde dia, o sonho foi crescendo e, este ano, eu integrei o seminário para servir a Diocese de Macapá”, expressou.
Em formação, há quatro anos, o seminarista Rafael Bastos, pertencente à Paróquia São Pedro, concluiu os estudos de Filosofia na sede do seminário, em Ananindeua, e fala sobre a importância de continuar a formação na cidade da própria diocese. “Nós vamos conhecer a realidade da nossa diocese e aquilo que o povo vive. Lá, nós vivíamos uma realidade totalmente diferente, que com certeza nos traria dificuldades para exercer a missão após a nossa formação”, expressa Rafael.

Primeiros passos
Quem deseja trilhar um caminho de discernimento vocacional deve, primeiramente, procurar um diretor espiritual em sua igreja. A partir daí, será encaminhado ao seminário onde receberá as primeiras orientações e formações.
“Todo segundo sábado de cada mês nós realizamos um encontro vocacional, onde acolhemos os jovens que sentem o chamado. Neste encontro, nós damos testemunhos e apresentamos de que forma se desenvolve as atividades dentro do seminário”, explica padre Edivaldo.
Hoje em fase de adaptação o Seminário Maior São José de Macapá acolhe nove jovens vocacionados de diversas paróquias da diocese, e tem sede localizada próximo ao Centro Vida Nova, na Rodovia Jk, n° 466.

Márcia Fonseca / Pascom
Contato: 98139-7609 / 99118-7183