Diocese de Macapá, divulga cartaz para festejo de São José 2018

Aconteceu na manhã desta segunda feira, 19, na Catedral São José, a cerimônia de apresentação do cartaz e programação da festa de São José.
Durante cerimônia realizada nesta manhã, na Catedral São José, o bispo da Diocese de Macapá, Dom Pedro José Conti, juntamente ao padre Francesco Sorrentino, coordenador geral da festividade de São José, apresentaram a comunidade e a toda imprensa reunida, o cartaz da festividade de São José, para o ano de 2018, juntamente com a programação dos festejos em honra ao padroeiro do Amapá. Dom Pedro falou da importância em se trabalhar temas atuais durante os eventos promovidos pela Igreja, mostrando assim, total comprometimento com a sociedade.
Durante o período da festividade, a imagem peregrina do padroeiro irá visitar várias instituições que atuam com a questão da geração de emprego, como exemplo a sede local do Sistema Nacional de Empregados no Amapá (Sine/AP), a Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), a superintendência local do Ministério do Trabalho e Emprego, entre outras, além da tradicional peregrinação a residências de famílias devotas de São José de Macapá que acontecerão de 26 de fevereiro a 9 de março.
As comemorações ao santo padroeiro do Amapá constarão de programação litúrgica e programação social. A parte religiosa inicia no dia 25 de fevereiro com celebração de missa a partir das 19 horas, na Catedral São José, quando haverá o envio das comissões da festa, as homenagens aos patrocinadores, colaboradores e famílias devotas da festividade. Haverá ainda o novenário, procissão dos ciclistas e cinema das crianças, culminando com a missa solene em honra a São José de Macapá no dia 19 de março, às 7h30, na Paróquia Jesus de Nazaré. Em seguida, os fiéis sairão em procissão passando pela antiga Igreja de São José. Às 16 horas de 19 de março, terá início da carreata partindo da Paróquia Jesus de Nazaré até a Catedral de São José, onde será celebrada a missa de encerramento da festividade.
O padre Francesco Sorrentido, explicou o sentido da arte deste ano, o cartaz traz a mensagem da figura de São José, como pai e também trabalhador, ele que era conhecido principalmente pelo seu oficio, o de carpinteiro, mostrando assim a importância do trabalho para vida de todo cidadão. A imagem a frente tem São José com o menino Jesus, ligando assim ao lema desse ano, “Não é ele o filho do carpinteiro?”. MT 13,55, onde José é reconhecido como pai e também trabalhador.
Durante todo o período que vai acontecer a programação, a Igreja vai refletir a importância do trabalho na vida das pessoas e a responsabilidade dos cristãos e cristãs, na construção de uma sociedade cada dia melhor.
Mais informações:
Secretaria da Catedral de São José: 99142-6297 / 99167-4731