Uma família unida

Uma família unida

Uma família unida

Uma família unida

Uma família unida

Uma família unida

Uma família unida

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

No coração de um vale, no meio de verdes campos e árvores frondosas, numa pequena casa de altos e baixos, vivia feliz uma pequena família. Eram três nessa época: uma mãe, um pai e uma criança de seis anos. No meio do vale corria um riozinho e o cantar das suas águas fazia a alegria de todos. A casinha era um pouco isolada da vila, assim, aos domingos, os três subiam numa pequena moto e iam à Missa na Igreja paroquial.

Antes de deitar eles rezavam juntos. Um anjo do Senhor vinha, toda noite, para recolher as suas orações e levá-las ao céu. Naquele ano, porém, aconteceu que, por lá, caiu chuva por muitos dias seguidos. O riozinho ficou carregado e o vale começou a ser inundado por águas escuras e violentas. O pai acordou a mãe e a criança. Abraçaram-se com medo, porque a água já havia invadido o andar de baixo da casa e ameaçava crescer mais.

– Vamos subir no telhado! – disse o pai. Pegou a criança e subiu rapidamente. A mãe foi atrás. Lá no telhado, pareciam náufragos perdidos numa ilha que, cada vez mais, diminuía de tamanho. A água continuava a subir até que chegou aos joelhos do pai. Ele se colocou bem seguro no telhado abraçou a mãe e lhe disse:

– Pega a criança nos braços e sobe nos meus ombros!

Mãe e filho subiram nos ombros do pai que continuou:

– Coloque os pés nos meus ombros e levante a criança sobre os seus. Não tenha medo, mesmo que aconteça qualquer coisa, não vou te largar!

A mãe beijou a criança e lhe disse:

– Sobe nos meus ombros, menino, e não tenha medo. Mesmo que aconteça qualquer coisa, não vou te largar!

A água continuou a subir. Passou por cima do pai e os seus braços que seguravam a mãe. Mas o pai não desistiu. E nem a mãe. A água chegou à boca do menino, aos olhos e à testa. O anjo do Senhor que havia chegado para colher as orações da noite, viu somente um cacho dos cabelos da criança sair das águas. Imediatamente puxou o cacho de cabelos. Saiu a criança, agarrada a ela a mãe e agarrado à mãe, o pai. Ninguém tinha largado o outro. Com aquela carga, o anjo voou bem alto e os depositou suavemente no cume de uma colina, onde as águas nunca iriam chegar. Pai, mãe e filho rolaram na grama, depois se abraçaram rindo e chorando.

Naquela noite, em lugar das orações, o anjo do Senhor levou para o céu o amor deles e foi acolhido pelas turbas celestiais com um grande aplauso.

No domingo da Sagrada Família, e já nos preparando para o início do novo ano, o que mais podemos desejar as nossas famílias se não unidade e paz? Dizer que o amor faz milagres pode parecer uma frase de efeito ou uma banalidade. No entanto, precisamos nos repetir uns aos outros que é urgente acreditar mais na família. Nenhuma agregação é tão simples e ricamente humana quanto a família, que nasce de um encontro amoroso de um homem e de uma mulher. Deve brotar da liberdade, da sinceridade, da confiança, da comunhão, da intimidade. Os de fora, nunca vão entender tudo o se passa entre os dois. Do amor verdadeiro é muito mais o que está escondido, do que aparece aos olhos alheios. É este “segredo” que sempre deve ser cultivado e renovado. O dom da vida também somente é tal, se ofer ecido com amor e por amor. Cada filho é um presente pedido, buscado e acolhido ao mesmo tempo. Único e irrepetível.

Hoje se fala muito de “arranjos familiares”, algo parecido com uma família. Agradeçamos a Deus se novos arranjos familiares cumprem a sua missão educativa em favor dos mais jovens, se oferecem um lar a quem não o teria e acolhida a quem ficaria desamparado. Contudo não vamos desistir de desejar boas famílias aos nossos jovens e crianças. Não vamos desistir de prepará-los para um amor que não seja egoísta, interesseiro ou de acomodação. O amor verdadeiro sempre exigirá doação e sacrifício, renúncia e dedicação, fidelidade e perseverança. Todos valores que necessitam de longa aprendizagem e de bons exemplos. A união da família é algo que se treina e se aprende aos poucos, todos os dias; não deveríamos ter medo demais das “enchentes” da vida. Se as nossas famílias for em construídas sobre a rocha, que é a Palavra de Deus – e a praticarem – irão resistir, com certeza, a tempestades e ventanias.

Que a Sagrada Família de Nazaré, Maria, José e o menino Jesus seja modelo para todas as nossas famílias.

Mais Artigos