Abertas as inscrições para 6º Encontro Nacional da Pascom, marcado para julho

Abertas as inscrições para 6º Encontro Nacional da Pascom, marcado para julho

Abertas as inscrições para 6º Encontro Nacional da Pascom, marcado para julho

Abertas as inscrições para 6º Encontro Nacional da Pascom, marcado para julho

Abertas as inscrições para 6º Encontro Nacional da Pascom, marcado para julho

Abertas as inscrições para 6º Encontro Nacional da Pascom, marcado para julho

Abertas as inscrições para 6º Encontro Nacional da Pascom, marcado para julho

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Estão abertas as inscrições para o 6º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), que acontecerá em Aparecida (SP) de 19 a 22 de julho. Com o tema “Comunicação e Igreja”, o evento terá quatro conferências, dois painéis e cinco seminários que visam promover integração e partilha de experiências entre personalidades e estudiosos do setor de comunicação, bispos, sacerdotes, religiosos e os leigos agentes da Pascom de todo o Brasil.

O encontro é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e já recebe inscrições no site encontronacionaldapascom.com.br.  O arcebispo de Diamantina (MG) e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, dom Darci José Nicioli, explica a proposta:

“O Encontro Nacional da Pascom 2018 quer evidenciar o que é específico do serviço comunicacional da Igreja, bem como oferecer elementos teóricos e práticos aos seus agentes, para auxiliá-los no imprescindível serviço que prestam às comunidades e consolidar ainda mais esta Pastoral, em todo o Brasil”.

O assessor da Comissão para a Comunicação da CNBB, padre Antônio Xavier, conta que na programação acontecem também painéis, lançamentos de livros, noite cultural e celebrações eucarísticas, além da cerimônia de entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB, que neste ano voltará a acontecer durante o evento com os comunicadores.

Dom Darci explica que é próprio do evento ser um encontro a modo de workshop, “onde as Igrejas particulares de todo o Brasil apresentam suas ricas experiências, dificuldades e limites de uma comunicação libertadora, pautada nos valores do Evangelho”.

O evento que mobiliza os comunicadores de todo o Brasil também tem, de acordo com dom Darci, dimensão de festa, “da alegria que transparece no encontro de tantos, em sua maioria jovens, comprometidos no mesmo ideal, voluntários pela causa da Boa Nova de Jesus Cristo”.

Programação
O 6º Encontro Nacional da Pascom terá início na noite do dia 19 de julho, quinta-feira, com a cerimônia de abertura e a primeira conferência: “O caminho da comunicação na Igreja”, conduzida pela irmã Joana Puntel, que é doutora em Comunicação.

Na sexta-feira, os participantes contarão na parte da manhã com a conferência do jornalista Ricardo Alvarenga sobre “A vivência comunicacional na Igreja na América Latina” e o painel “Leitura crítica da mídia em tempos de Fake News – A Rádio como instrumento de evangelização e integração da comunidade”, com Elson Faxina e Jessé Barbosa. Em seguida, haverá plenária e momento dos regionais.

O período da tarde será reservado para seminários e terá na sequência a noite cultural com a Cerimônia de Entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB, em sua 51ª edição.

No sábado, haverá Celebração Eucarística; a conferência “Uma Pastoral para a Comunicação”, conduzida pelo bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), dom Leomar Brustolin; um painel sobre “Perspectivas sobre a comunicação católica no Brasil” com Moisés Sbardelotto e o assessor de Imprensa da CNBB, padre Rafael Vieira. Também neste terceiro dia de encontro, o período da manhã será encerrado com plenária e momento dos regionais. O período da tarde seguirá com Seminários e lançamento de livros.

Já no domingo, as últimas atividades do encontro da Pascom serão a Celebração Eucarística no Santuário de Aparecida; a Conferência “A Igreja e o período eleitoral: orientações pastorais”, conduzida pelo assessor político da CNBB, padre Paulo Renato de Campos; momento dos regionais e a cerimônia de encerramento.

Seminários
Vários seminários serão oferecidos durante o 6º Encontro Nacional da Pascom. Especialistas e profissionais que atuam nos âmbitos acadêmicos, eclesial e comercial conduzirão exposições sobre educomunicação, fotografia religiosa, implantação da Pastoral da Comunicação, Assessoria de Imprensa e Pascom, presença do padre nas redes sociais digitais, planejamento da comunicação, entre outras temáticas relacionadas.

Para conferir a programação completa do evento, os temas dos seminários e realizar a inscrição, clique aqui.

Mais Artigos